segunda-feira, 21 de março de 2011

A visita de Obama ao Brasil é notícia em todo o mundo


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo (20), em seu pronunciamento ao povo brasileiro, que EUA e Brasil não devem ser parceiros "sênior" e "júnior", mas "parceiros iguais".

A declaração foi feita no pronunciamento de Obama ao povo brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Obama começou o discurso em um clima informal, arriscando-se a dizer "Oi, Rio de Janeiro!", "Alô, cidade maravilhosa!" e "Boa tarde a todo o povo brasileiro!" em um português com sotaque.

O primeiro presidente negro dos EUA agradeceu ao "calor e à generosidade" com que o povo brasileiro recebeu-o e à sua família nestes dois dias de sua primeira visita oficial ao país.

Obama também disse que nunca imaginou que este país era tão bonito, e citou versos da canção "País Tropical", de Jorge Ben Jor, que diz que o Brasil é "abençoado por Deus, e bonito por natureza".

O americano afirmou que viu beleza tanto na natureza como nos grupos humanos brasileiros, referindo-se aos naturais de vários estados, como Rio, São Paulo e Minas.

O democrata chamou a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de "maravilhosa presidente" e comemorou a oportunidade que teve de conversar com ela na véspera, em Brasília.

Obama disse que queria falar com o povo brasileiro sobre o que os países podem realizar juntos no futuro. Ele lembrou que as origens históricas dos dois países são semelhantes, desde a colonização até a luta contra a escravidão.

Cidade de Deus
Ele também falou sobre sua visita à comunidade da Cidade de Deus, mais cedo neste domingo, que, segundo ele, prova que é possível "resgatar do medo" regiões marginalizadas.

Obama disse que, no âmbito internacional, o Brasil saiu da posição de precisar de ajuda de outros países, e hoje é o Brasil que ajuda outros países.

"Este é o exemplo do Brasil", disse, conseguindo aplausos. "Brasil, um país que mostra que uma ditadura pode se tornar uma vibrante democracia. Brasil, um país que mostra que a democracia traz tanto liberdade como oportunidades para o povo. Brasil, um país que mostra como o apelo por mudança que começa nas ruas pode transformar uma cidade, transformar um país, transformar um mundo."

Dilma
Falando sobre a transição do Brasil da ditadura à democracia, Obama referiu-se à presidente Dilma e ao seu passado de militância durante o regime militar.

"Filha de um imigrante, sua participação no movimento levou à sua prisão e encarceramento, à tortura sob as mãos de seu próprio governo", disse. "Então ela sabe o que é viver sem os mais básicos direitos humanos por que tantos estão lutando hoje. Mas ela também sabe o que é perseverar. Ela sabe o que é triunfar -porque hoje esta mulher é a presidente de seu país, Dilma Rousseff."

Fonte: www.globo.com
By: Acimonia Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário